Como usar o UNIMAINT corretamente

Na foto, o Unimaint em ação na máquina do @Macarlo


por Sandro Coana, engenheiro, Team OS/2



Olá Adriano e Maclei

> Que é Unimaint?
> Editor de Ini, acho.



O Unimaint é um programa da SofTouch Systems , Inc. - Gamma Tech -(http://www.softouch.com), de autoria do desenvolvedor Larry J. Martin, que viveu no Brasil da década de 70,em São Paulo e no Rio de Janeiro. Destina-se, entre outras coisas, à manutenção dos INIs do OS/2. Na verdade, trata-se de um pacote de aplicativos destinados a instalar, desinstalar, mover e manipular programas. Incorpora tantos utilitários que, em conjunto com o Gamma Tech Utilities, significa para o OS/2 mais do que o Norton Utilities significa para o Windows. É tão bom que já deveria vir incorporado no OS/2.

Com o uso do sistema, o OS2.INI mantém em sua estrutura o registro de pastas e arquivos apagados. Inclusive os arquivos lidos de um disquete também ficam registrados lá.

Com o tempo, o arquivo cresce e torna o sistema mais lento. No meu caso, o arquivo foi de 3,1 Mb para 0,9 Mb com a limpeza realizada pelo Unimaint, o que aliviou muito o sistema.

Além de 'limpar os Inis, ele faz copias de segurança do Ambiente de Trabalho (desktop) e dos INIs. permitindo uma restauração do sistema a partir da ATL+F1 e C. Indo ao diretório do Unimaint e digitando o comando sysrestr.cmd (desde que o OS2.INI nao tenhatravado com atributo de leitura, devendo apenas digitar antes attrib -r -h os2.ini, no mesmo prompt acima ).

Todo programa sempre apresenta algumas falhas, que o desenvolvedor vai eliminando ao longo do tempo, e essas correções, chamadas fixes, incorporam geralmente melhoramentos que resultam em novas versões No site da Softouch encontra-se um fixpak completo para o Unimaint, corrigindo alguns erros ou enganos internos. É um CSD que saiu no inicio de 1997, arquivo de nome Y5097212.ZIP (1760k). Apliquei um e a correção do OS/2 com o Unimaint ficou mais rápida.

Na Lista GUOS2BR-L rola uma dúvida:

>> O utilitário Unimaint permite expurgar todos os dados desnecessários,
>> reduzindo substancialmente o tamanho do OS2.INI
>> De uns 3 Mb ele fica com uns 1,1 Mb.

> Mas se eu o usar ele no vai apagar os dados de certos
> programas que têm que ser alocados no INI, inclusive de registro de
> alguns?


Obas Maclei

Não. Quando eu chamo o Unimaint, clico em Repair (reparar) e ele primeiro apenas informa (por ser a opção default), uma série de referências a objetos, pastas, sombras, etc, que existiam mas queeu apaguei.

Exemplo do que aparece na tela do Unimaint e que será apagado quando eu pedir para corrigir.

Starting PM_Abstract:Icons
AF4E is ? - Invalid Is an Unknown Object
&B6 is ? - Invalid Is an unknown Object

seguem-se mais umas 40 referências, além de uma série de indicações diversas.

E assim por diante. Você lendo o que o Unimaint reporta, verifica que são objetos órfãos, que não mais existem.

Aquelas informações que você ve no INITOR, quando abre o programa não serão apagadas, mas sim as que estão dentro, por exemplo, do PM_Abstract:Icons em Application Name, do Initor.

Também tem o PM_Abstract:Objects clique nesta aplicação. Aquelas indicações no campo - Key Name - do INITOR, parte das referências não mais existe.

Existe uma versão demo do Unimaint que permite limpar os INIs. Pode ser encontrada no Hobbes, pesquisando-se com a palavra-chave "UNI". Mas eventualmente a versão demo pode não completar a limpeza, porque contém alguns bugs. A versão registrada permite a atualização do programa com o CSD Y5097217


Obviamente que com 8 Mb na época, a operação ficava muito lenta. Hoje, essa limpeza pode ser feita em poucos instantes. Mas é preciso tomar alguns cuidados, para evitar dissabores por uso incorreto do programa, que, obviamente, é todo em inglês. Por exemplo:
Não utilizar o Unimaint logo após ter sido apagada uma série de arquivos. Na tela do Unimaint, eu vejo que ele indica ligação inconsistente; ele deve indicar sempre:

- Invalid - Path or File Not Found
- Invalid - Has Invalid Parent
- Invalid - Is an Unknown Object ,etc.

Se aparecerem três linhas se referindo a um objeto, é que o Unimaint se enbananou, e tenta achar que não existe. Dê o boot e o chame de novo.