Arme o desktop
VIRTUAL
ou use
a Barra


Ao centro, o desktop virtual do Object Desktop Professional com suas 4 divisões e abaixo a barra de tarefas do ODP; à esquerda, a Task Bar de Rick Yoder.


VALE A PENA USAR ESSES RECURSOS

Você sabe o que é e para que serve um desktop virtual? É o seguinte: vamos supor que você esteja administrando uma rede e que você queira ver, a qualquer momento, cada um dos desktops das workstations que estão conectadas ao seu server. O desktop virtual permite que você faça isso: ele apresenta uma tela com várias divisões e em cada uma dessas divisões você coloca um desktop. Quando você clica sobre uma divisão, o desktop que está nela enche a tela do seu monitor. Esse recurso é muito usado no Unix (console virtual, comandado por teclas e praticamente sem limite de desktops virtuais), pelo XFree86 do Linux (que foi portado para o OS/2) e que oferece esse recurso em interface gráfica (só que bem mais limitado em número). Mas, não é só para isso que serve o desktop virtual: vamos supor que você, devido às necessidades específicas do seu trabalho, necessite ter à disposição vários desktops arrumados com várias janelas em cada um. Por exemplo: um desktop com o Embellish e o HTML Studio lado a lado; outro com o IBM Works e o dicionário DIC; outro com o PM Mail, o Netscape e o Webmirror; e mais um outro, com o Boxer, uma janela do OS/2 e uma janela do DOS. Cada um desses desktops fica à sua disposição, com suas janelas arrumadinhas, bastando você clicar na divisão correspondente da tela do desktop virtual para que ele encha a tela do seu monitor. Para se fazer isso no OS/2 é muito fácil e existem dois programas que fazem isso muito bem: o Object Desktop Professional, da Stardock (pode ser adquirido na BMT Micro e vale à pena) e o Program Commander/2 2.0, da Netl@bs, que é freeware (os endereços estão na página de Links deste Site). O Program Commander/2 você pode pegar aqui mesmo neste Site, na Download Area.
Agora, se as suas necessidades se limitam a trabalhar com uma dúzia de aplicativos carregados na memória, mas que podem ser chamados de um a um, permanecendo os demais minimizados, você pode utilizar apenas uma boa barra de tarefas (taskbar). Existem várias barras de tarefa para o OS/2 e o Object Desktop Professional contém uma, na qual você organiza todos os ícones dos seus programas, para tê-los à mão com um simples clicar de
mouse, e que tem uma régua na qual ficam minimizadas todas as tarefas carregadas na memória: aquela que for clicada enche a tela do monitor, ou a janela que você definiu. Uma excelente barra de tarefas, customizável e autoocultável, é a Task Bar de Rick Yoder (TSKBR256.ZIP), que você pode pegar na Download Area deste Site e depois registrtar na Indelible Blue (veja o endereço na página de Links do @Macarloss Site). Existe uma barra de tarefas freeware, muito interessante, a Captain Hook (CHOOK_BT.ZIP), que você pode baixar do BBS do Pete Norloff (endereço na página de Links).
O desktop virtual e a barra de tarefas são complementos indispensávei para um trabalho eficiente e produtivo com o OS/2, que traz originalmente apenas o visualizador de aplicativos minimizados, que quebra um galho mas não é nada prático em comparação com os programas aqui descritos.


A barra na parte superior da foto, com a palavra Warp, é integrada ao desktop virtual do Program Commander/2 (PC/2)